Muitas pessoas crescem muito confusas sobre suas emoções e como elas funcionam. Então, compreensivelmente, eles tendem a simplesmente evitar o que parece ruim e se apegar ao que é bom.

O problema é…

Tomar decisões como contratar um faz tudo sp com base em como você se sente é uma receita tanto para o fracasso quanto para a infelicidade.
Por outro lado, pessoas emocionalmente sofisticadas têm uma compreensão mais sutil de como as emoções funcionam. E quanto melhor você entender suas emoções, mais fácil será trabalhar com elas de maneira saudável.
Sofisticação emocional significa ter um profundo entendimento de como suas emoções realmente funcionam.
Se você deseja cultivar uma compreensão mais saudável de suas emoções, esses 6 hábitos são um bom ponto de partida.

1. Eles estão curiosos sobre suas próprias mentes

Pessoas emocionalmente sofisticadas têm o hábito de pensar em suas próprias mentes.
Assim como um bom cientista é curioso sobre o mundo e permite que sua curiosidade natural e suas observações guiem a teorização e a experimentação posteriores, as pessoas emocionalmente sofisticadas têm curiosidade sobre suas próprias mentes e mundo interior.

Por exemplo:

Eles pensam que é curioso que a culpa foi a primeira emoção que sentiram depois de serem bloqueados na rodovia, em vez de raiva.

Eles notam um padrão de pensamento pessimista em certas áreas e otimismo em outras.

Eles se perguntam sobre as crenças maiores que motivam seus comportamentos.

O truque para cultivar a curiosidade é perceber que todos somos curiosos por natureza – inclusive sobre nós mesmos. Mas, para muitas pessoas, essa curiosidade inata foi suprimida por um hábito competitivo de autocrítica.

É difícil ter curiosidade sobre si mesmo quando você está constantemente se julgando.

Se você deseja aliviar a atitude excessivamente crítica em relação à sua própria mente e permitir que sua curiosidade natural surja, pratique ser mais gentil consigo mesmo. Observe seus hábitos de falar consigo mesmo e pratique reformular a maneira como você fala consigo mesmo em termos mais gentis e compassivos.

Isso não significa se tornar irracionalmente positivo e ingênuo. É sobre ser realista e gentil consigo mesmo. Trata-se de se tratar da mesma forma que trataria um bom amigo: com gentileza e honestidade.
Cultive uma conversa interna mais suave e você abrirá espaço para que sua curiosidade natural crie raízes.

“A mente não é um vaso a ser preenchido, mas um fogo a ser aceso.”
– Plutarco

2. Eles mantêm suas expectativas sob controle

A maioria das pessoas assume que as expectativas são uma forma de promover o crescimento e a realização:
Ter grandes expectativas para nossos filhos academicamente os incentiva a ter um bom desempenho na escola e a ter sucesso no trabalho.

Ter grandes expectativas para nossos funcionários e contratar serviços como os de Marido de aluguel SP os incentiva a trabalhar bem e fazer um trabalho de qualidade.
E, é claro, estabelecer grandes expectativas para nós mesmos leva ao crescimento pessoal e ao autoaperfeiçoamento.
Isso é o que pensamos, de qualquer maneira …

Na verdade, acabamos usando altas expectativas como forma de acalmar nossas próprias ansiedades e inseguranças.

Funciona assim:

A maioria das pessoas odeia a incerteza. A ideia de que seus filhos não serão bem-sucedidos e felizes ou que seus funcionários não farão seu trabalho sem supervisão constante, por exemplo, os enche de ansiedade e pavor.

Mas, porque eles não podem realmente controlar o sucesso acadêmico de seus filhos ou o desempenho de seus funcionários, eles se contentam com a próxima melhor coisa: esperar que essas coisas aconteçam.

Quando você cria uma expectativa em sua cabeça – que na verdade é apenas você imaginando o que você deseja que seja verdade -, temporariamente alivia um pouco dessa ansiedade e incerteza. Faz com que você se sinta um pouco mais no controle e um pouco mais certo de que tudo correrá bem.

Mas, na realidade, suas expectativas são apenas ficções que você criou em sua mente. E muitas vezes, eles não são baseados em muitas evidências. O que significa que essas expectativas provavelmente serão violadas com frequência – o resultado é muito estresse e frustração de sua parte, além de muita vergonha e ressentimento por parte das pessoas de quem você está esperando.

As expectativas são geralmente mecanismos de defesa inconscientes que usamos para nos fazer sentir melhor.
As expectativas têm seu lugar. Mas eles facilmente se descontrolam e começam a causar estresse e infelicidade extremamente desnecessários, a menos que você tome cuidado para mantê-los sob controle.

Pessoas emocionalmente sofisticadas cultivam o hábito de verificar suas expectativas regularmente e certificar-se de que não estão muito longe da realidade.

“As expectativas [são] como cerâmica fina. Quanto mais forte você [segurá-los], maior será a probabilidade de eles quebrarem. ”
– Brandon Sanderson

3. Eles são compassivos com seu sofrimento.

Um sinal seguro de sofisticação emocional é que você é compassivo consigo mesmo quando os tempos estão difíceis – que você aborda seus erros e sofrimentos de uma forma suave e racional, sem recorrer a extremos.

Em minha experiência como psicóloga, a única coisa que une praticamente todos os meus clientes é que eles não têm o hábito da autocompaixão.

Autocompaixão significa simplesmente tratar a si mesmo como trataria um bom amigo – de uma forma que apóia e não julga.

Ironicamente, embora a maioria de nós seja muito boa em ser compassivo com outras pessoas, somos terríveis em ser compassivos conosco:

Quando você comete um erro, imediatamente começa a se criticar com um diálogo interno negativo e previsões catastróficas.

Quando você se sente chateado ou com medo, imediatamente critica a si mesmo por ser fraco e considera sua dor tola ou trivial.

Quando você está inseguro ou confuso, você se compara aos outros – como se a vergonha o motivasse a descobrir as coisas.

Em outras palavras, sua resposta padrão aos erros e à dor é ser duro consigo mesmo. Isso é provavelmente o resultado de uma cultura que insiste que a única maneira de alcançar o sucesso na vida (e, portanto, a felicidade) é ser duro consigo mesmo.

Mas vejo poucas evidências de que ser duro consigo mesmo melhora seu sucesso ou felicidade no longo prazo. No mínimo, as pessoas bem-sucedidas provavelmente conseguiram, apesar de sua falta de autocompaixão, não por causa dela.

A autocompaixão é o antídoto para a autocrítica.
É importante ressaltar que a autocompaixão não significa que você é fraco ou mimado, significa apenas ter uma visão equilibrada de seus erros e falhas:

Autocompaixão significa reconhecer suas falhas pelo que são, sem se preocupar com elas.
Autocompaixão significa lembrar a si mesmo que você é mais do que a soma de seus erros. Muito mais.
Autocompaixão significa reconhecer que só porque você se sente mal, não significa que você é mau.
Não há maior força do que a capacidade de ser gentil consigo mesmo.

“O suave supera o duro.
O lento supera o rápido. ”

– Lao-tzu

4. Eles falam sobre emoções em linguagem simples

Como tendemos a ver as emoções dolorosas como problemas, muitos de nós adquirimos o hábito de intelectualizar nossas emoções quando falamos sobre elas.

Intelectualizar suas emoções é quando você transforma uma emoção ou sentimento simples em uma ideia, conceito ou metáfora:
Em vez de “Sinto-me triste”, você diz “Estou um pouco desligado hoje”.
Em vez de “Estou com medo”, você diz “Estou me sentindo um pouco estressado”.
Em vez de “Sinto-me frustrado com você”, você diz “Estou apenas chateado”.
Mas aqui está o problema …
As intelectualizações são, na verdade, estratégias sutis de evitação.

Pense nisso:

Digamos que você esteja se sentindo realmente envergonhado e desapontado consigo mesmo por um erro que cometeu no trabalho e um colega de trabalho se aproxime de você e diga: Ei, o que há de errado?
Qual das seguintes opções parece menos assustadora:
Sinto-me muito envergonhado por aquele erro que cometi.
Estou um pouco estressado. Eu vou ficar bem.
O primeiro parece mais assustador porque quando você usa uma linguagem emocional simples, você se torna mais vulnerável – você diz às pessoas como realmente se sente. Por outro lado, quando você usa um conceito como estressado, é mais vago e ambíguo.
O problema é…
Se você sempre evita emoções dolorosas, está ensinando a seu cérebro que elas são ruins, o que só as faz se sentir piores da próxima vez.
Se você deseja cultivar um relacionamento mais sofisticado e saudável com suas emoções, pratique o uso de uma linguagem simples para descrever como se sente.
Em caso de dúvida, pergunte a si mesmo a seguinte pergunta na próxima vez que se sentir mal:
Como uma criança de seis anos descreveria esse sentimento?

“O momento em que choramos em um filme não é quando as coisas ficam tristes, mas quando elas se tornam mais bonitas do que esperávamos.”
– Alain de Botton

5. Eles assumem a responsabilidade por suas ações

Pessoas emocionalmente sofisticadas assumem a responsabilidade pelas coisas que estão realmente sob seu controle – suas ações.

Mas assumir responsabilidades não é um mero exercício intelectual …
A maioria das pessoas entende, em um nível conceitual, que são responsáveis ​​por suas ações. O que diferencia as pessoas emocionalmente sofisticadas é que elas sabem que a mera compreensão não é suficiente. Eles sabem que devem se lembrar disso regularmente e praticar a habilidade de assumir responsabilidades.

Por exemplo:

Muitas pessoas lutam com o atraso. Eles cronicamente aparecem atrasados ​​em eventos, enviam trabalhos atrasados ​​e geralmente são lentos em relação às coisas com as quais se comprometeram.
Agora, a maioria dessas pessoas reconheceria que deveriam assumir a responsabilidade de chegar na hora certa. Mas eles não fazem nada diferente.

Pessoas emocionalmente sofisticadas sabem que a compreensão é necessária, mas não suficiente para uma mudança genuína.

Por outro lado, uma pessoa com mais sofisticação emocional reconheceria que precisa criar um plano para se incentivar a chegar na hora certa.

Por exemplo:

Se eles chegarem atrasados ​​para o trabalho, eles podem definir um alarme recorrente em seus telefones, ou se preparar para o dia anterior, ou comprometer-se a fazer caronas para que sejam forçados a ser pontuais devido à responsabilidade social.

Pessoas emocionalmente sofisticadas sabem que a compreensão é necessária, mas não suficiente para uma mudança genuína. Eles sabem que para sermos verdadeiramente responsáveis ​​por nossas ações, precisamos tomar medidas práticas para facilitá-los.

Em vez de confiar na força de vontade, sorte ou boas intenções, eles assumem a responsabilidade não apenas pelo resultado que desejam alcançar, mas pela construção do processo de que precisam para chegar lá.

“A maioria das pessoas não quer realmente liberdade, porque liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”

– Sigmund Freud

6. Eles encontram tempo para esclarecer seus valores

Pessoas emocionalmente sofisticadas têm o hábito de refletir regularmente e esclarecer seus valores.
Enquanto eles estão sempre tentando estar cientes do que podem estar evitando inconscientemente, eles também estão se esforçando para ter clareza sobre o que desejam alcançar.

Mas isso pode ser surpreendentemente difícil …

Por um lado, é fácil mover-se em direção a coisas que parecem e parecem importantes ou valiosas, mas podem não ser – talvez porque as compensações seriam muito grandes:

Perseguir a próxima promoção ou aumento de salário no trabalho, mesmo que signifique gastar ainda menos tempo com sua família e amigos.

Inscrevendo-se na pós-graduação (e pegando outros $ 80.000 em empréstimos estudantis) porque você não tem certeza do que mais fazer e seus pais ficarão impressionados porque, ei, mais educação!

Comprar aquele novo iPhone porque é incrível e com certeza o tornará mais produtivo, mesmo que você não esteja economizando para a aposentadoria.

Em outras palavras, a linha entre valores genuínos e falsos pode ser surpreendentemente tênue. E mesmo que esteja claro, a gravidade dos desejos e vontades imediatos costuma ser muito mais forte do que os valores e aspirações de longo prazo. Tudo isso significa …

É essencial esclarecer regularmente o que realmente buscamos na vida.
Tive uma cliente uma vez que, a fim de garantir que seu casamento fosse saudável e indo na direção certa, criou um pequeno ritual com seu marido:

Todos os anos, em seu aniversário, eles saíam para um jantar agradável e checavam um com o outro sobre A) o que achavam que estava indo muito bem em seu relacionamento, B) o que achavam que precisava ser melhorado e C) quais eram seus sonhos juntos.

Este é um ótimo exemplo de um hábito pequeno, mas poderoso, que aumenta a autoconsciência sobre os valores e tem um impacto real e mensurável na qualidade de vida.

Se toda essa discussão sobre refletir sobre seus valores parece elevada e complexa e talvez um pouco intimidadora, comece com uma lista de desejos. Reserve meia hora em algum sábado de manhã e sente-se com uma boa xícara de café ou chá, uma caneta e uma folha de papel em branco. E simplesmente comece a anotar coisas que você adoraria realizar ou aprender ou fazer ou com as quais geralmente sonha.

Simplesmente estar ciente de seus valores e refletir sobre eles de vez em quando é um grande passo para realizá-los.
“O maior perigo para a maioria de nós não reside em definir nosso objetivo muito alto e falhar; mas em definir nosso objetivo muito baixo e alcançar nossa marca. ”
– Michelangelo Buonarroti