Se você nunca ouviu falar sobre comércio de cópias, é uma tecnologia financeira que está assumindo nosso cenário financeiro recentemente. Muitas plataformas e corretores online reconheceram a demanda dos traders e o aumento do número de pessoas que desejam acessar o mercado de ações, opcoes binarias , especialmente durante o crash de março de 2020, que leva muitas pessoas a quererem comprar suas ações favoritas por um preço baixo.

Plataformas como Tradency, ZuluTrade e eToro já existem há algum tempo, mas explodiram em popularidade recentemente, semelhante à maioria dos outros serviços de corretagem, como Charles Schwab, E-trade, Interactive Brokers.

Como funciona

Como funciona o comércio de cópias, em vez de comprar suas próprias ações, você copia uma negociação de um Investidor Popular (um termo usado para descrever influenciadores registrados dentro da plataforma de negociação da eToro), e quaisquer ganhos ou perdas de sua conta são compartilhados com você.

A premissa de por que o comércio de cópias é um serviço perturbador é porque os corretores reconhecem que as chances de um investidor individual vencer o mercado são menores do que os criadores de mercado e o número de devidas diligências que um investidor deve fazer para vencer o mercado é muito alto.

Assim, em vez de deixar um investidor de varejo fazer seu dever de casa e esperar que seu DD valha a pena, ele pode simplesmente copiar a negociação de outro trader e sentar enquanto desfruta de seus lucros. Se um trader tem um desempenho inferior, seus seguidores podem facilmente parar de copiar o perdedor e passar para alguém que é muito mais esperto com o mercado.

Este serviço é revolucionário e poupa muitos problemas ao investidor médio de varejo, pelo que poderia valer a pena. Dito isso, você deve jogar suas mãos para o ar e começar a pular no movimento do comércio de cópias?

O bom:

Já dissemos isso antes, mas vale a pena lembrar que as chances de um investidor individual ter um desempenho melhor do que a média do mercado não é de 50% – é na verdade menor do que se você levar em consideração os custos de negociação. Sem mencionar que o investidor médio ganha bem menos do que o retorno médio do mercado – cerca de metade dos retornos do índice.

Então, se você também considerar o número de fundos mútuos (especialistas) que apresentam desempenho inferior ao de seus benchmarks, esperar que um investidor de varejo médio como você, que não tem acesso a informações industriais, supere o desempenho do mercado é como pedir a Davi para lutar contra Golias em uma briga justa.

A comercialização de cópias beneficia um seguidor ao:

Não ter que ficar olhando para a tela do mercado. Você acredita em uma estratégia e deixa outra pessoa fazer isso por você.

Aprender estratégias de negociação de um influenciador e obter recursos gratuitos deles para estudar o mercado.
Identificar o próximo Warren Buffet entre os mares de investidores e deixá-lo fazer todo o trabalho enquanto você cavalga seu sucesso.

Taxas de administração “mais baixas” (mais sobre isso depois).

Enquanto isso, um influenciador se beneficia por meio de:

Ganhar exposição e legitimidade para suas próprias estratégias de negociação.

Ser pago pela plataforma de negociação por ter seguidores que os copiam.

Essencialmente, o investimento de cópia é comparável a investir em um ETF. No caso do ETF, você dá alguns dólares ao seu gestor de ativos e ele usa os fundos combinados para jogar no mercado ao custo de alguma taxa de administração (0,5–2,0% ao ano).

No entanto, se você estiver copiando outro trader, você não precisa realmente pagar a ele nenhuma taxa de administração, pois ele faz exatamente o mesmo trabalho que seu gerente de ativos faria para seu ETF! A comercialização de cópias poderia ter efetivamente eliminado o modelo de negócios de fundos mútuos!

O mal:

1. Triagem indiscriminada

Ao contrário dos gerentes de fundos mútuos, os influenciadores não precisam ser consultores licenciados para tomar decisões financeiras em nome de seus seguidores. Eles só precisam passar por um nível superficial de triagem para serem qualificados como influenciadores pela plataforma de comércio de cópias.

Enquanto isso, os influenciadores são pagos com base na quantidade de dinheiro que seus seguidores escolhem para copiá-los. Isso significa que as chances de que os influenciadores que você conhece na plataforma queriam que você os copiasse ainda sejam perus. É um daqueles exemplos em que Benjamin Graham nos alertou sobre o investimento em fundos mútuos liderados pelo departamento de marketing.

Claro, pode-se determinar a “habilidade” de um influenciador por seus registros de lucro e pelo número de seguidores que possui. Mas eles tendem a enganar o investidor médio (falaremos mais na próxima seção).

2. Custo de negociação mais alto

As plataformas de comércio de cópias tendem a ter um spread de compra e venda mais alto. Ou seja, quanto mais você negocia, mais taxas você acabará pagando ao seu corretor em comparação com outros corretores tradicionais que encontra em outro lugar.

Se você estiver copiando outro trader, então é melhor seguir os traders que negociam com pouca frequência para que o spread não dilua seus lucros.

Mesmo se você decidir não copiar a negociação e comprar ações por conta própria, você economizou mais em outras plataformas do que em uma plataforma de negociação de cópias.

O feio:

1. Desempenho enganoso

Bem, considere isso do outro lado. Por que um trader estaria disposto a compartilhar suas negociações?
Um trader está totalmente ciente de que quanto mais pessoas aderirem à mesma estratégia, mais a ineficiência do mercado será diluída e menos lucros serão obtidos por aqueles que aderirem mais tarde à estratégia. Portanto, é do interesse da maioria dos traders manter suas estratégias em segredo e garantir que ninguém entre na estratégia antes de executá-la.

A comercialização de cópias basicamente garante que sua estratégia seja dirigida por seus seguidores. Considere o seguinte cenário.

O influenciador publica uma troca que acabou de fazer para que todos possam ver.

Várias pessoas copiam a negociação da melhor maneira possível, mas o preço muda devido ao nível incomum de demanda. Os seguidores que chegaram tarde inevitavelmente pagarão um preço mais alto pelas mesmas ações que o influenciador pagou.

O influenciador fecha sua posição após atingir seu preço-alvo. O preço-alvo foi atingido prematuramente devido aos movimentos de preço causados ​​pela cópia.

O fechamento da posição é publicado. As pessoas copiam a negociação novamente, mas o mesmo motivo que faz com que o preço aumente agora faz com que o preço diminua. Os seguidores que fecharam sua posição após o influenciador venderão inevitavelmente por um preço mais baixo do que o influenciador vendeu.

Após os custos de negociação, a maioria dos seguidores obtém lucro próximo de zero. Enquanto isso, o influenciador sempre terá mais lucros / menos perdas do que seus seguidores, devido à mecânica subjacente do comércio de cópias.

O desempenho do influenciador é publicado para incentivar mais pessoas a seguir seus negócios.

Observe que a lucratividade do influenciador é parcialmente auxiliada por seus seguidores, que copiam seu comércio, pois eles antecipam sua decisão para abrir uma posição. Se a posição que ele abre tem um volume baixo o suficiente para que o fundo de seu seguidor mova o preço de mercado, o influenciador acabará lucrando independentemente do tipo de ações que comprar. Você pode estar copiando alguém que é péssimo em negociações, mas ainda não perceberia porque todo mundo está na frente dele.

Se você está espelhando por trás, pode estar comprando ações a preços inflacionados devido à concorrência de preços de seus seguidores que tentam comprá-las ao mesmo tempo. Quando eles vendem, você também está competindo para vender com seus seguidores, que também estão vendendo ao mesmo tempo.

Isso pode realmente fazer sentido se você for um influenciador que tenta atrair seguidores otimistas.

Ambos os fatores tornam os preços de compra e venda de um seguidor desfavoráveis. Na verdade, essa é a razão exata pela qual seguir cegamente as escolhas de ações não funciona, e porque celebridades financeiras como Jim Cramer têm um desempenho superior distorcido em relação ao mercado, mesmo quando suas escolhas de ações são ruins.

2. Taxas enganosas

Lembra-se da parte em que falamos sobre taxas de gerenciamento “menores” e custos de negociação mais altos? É assim que os dois vão se conectar.

Você tem permissão para seguir a estratégia de um fundo (neste caso, um influenciador) teoricamente a custo zero. No entanto, se o seu influenciador negocia muito, cada nova posição que ele adicionar também resultará na abertura de uma nova posição que deduz algumas despesas de negociação de sua conta para seu corretor. Isso significa que, embora comece sem nenhum custo para que seus ativos sejam gerenciados, o custo pode crescer até o infinito SE o seu influenciador negociar muito.

Na verdade, devido à diferença de preço para o processamento de negociações entre um ETF e um negociante em uma plataforma de comércio de cópia, não são necessárias muitas negociações para um negociante de cópia fazer antes que o custo comece a exceder o gerenciamento de um ETF tradicional taxa.

Fechando

Todas as tecnologias disruptivas são tão úteis quanto podemos entendê-las. O comércio de cópias é um negócio e existem boas razões pelas quais as empresas fazem o que fazem.

Em vez de entrar no movimento do comércio de cópias e vê-lo como algo para você ficar rico rapidamente sem trabalhar, é importante entender os riscos e benefícios que você pode obter antes de tomar qualquer decisão.

Isso não quer dizer que as operações de cópia sejam uma farsa. É uma forma legítima de ganhar dinheiro sem muito trabalho, se você souber o que está fazendo. A maneira mais simples é seguir alguém que não negocia com frequência e também não negocia em grandes volumes, o que é suficiente para movimentar o mercado. No entanto, essas pessoas são difíceis de encontrar porque existem muitos conflitos de interesse em curso (o influenciador lucra mais com o número de seguidores que possui).

Talvez a melhor maneira de vencer nas finanças seja aprender a ser responsável com nosso dinheiro e entender o valor real de tudo. Não há almoço grátis neste mundo e se algo é bom demais para ser verdade, sempre é.